sábado, 9 de abril de 2016

NÃO MENDIGUE AMOR DO SEU CÔNJUGE





O casamento é a união de duas pessoas que se amam,  ou pelo menos, deveriam se amar.  Dessa forma, é natural que quem case espere receber amor do seu cônjuge. E é assim que uma relação conjugal deve ser, pautada no amor. No entanto, por conta de contingências da vida, sejam mágoas, ilusões, etc; alguns cônjuges dizem perder o amor pelo companheiro (a).

Quando isso acontece, a tristeza de saber-se não amado, na maioria das vezes toma conta de quem descobre-se nessa condição. A falta de afeto, pode ser vista tanto por ações, quanto por palavras. E não raramente, é confirmada categoricamente quando se ouve da boca do parceiro que não se é mais amado.

É verdade que amar e ser amado é uma das maiores necessidades humanas, no entanto, não podemos obrigar as pessoas a nos amarem, nem mesmo nosso  cônjuge. Amar é um ato que parte do coração. Não é algo forçado que se possa exigir de ninguém. Além disso, quando mendigamos amor, na verdade, reduzimos a chance de admiração e o respeito da pessoa que amamos. E assim impedimos que o sentimento possa brotar novamente. Mendigar amor, como já está claro, é nos portarmos como mendigos, miseráveis pedintes. De fato, uma condição humilhante.


Entre outras formas de mendigar amor, eis algumas:

- Abandonar os seus ideias de vida, em função do outro que nos pediu para tal, como forma de demonstração de amor,
- Quando reservamos todo tempo de nossas vidas para a pessoa que dizemos amar,
- Quando cuidamos do outro e  deixamos de cuidar de nós mesmos,
- Ao deixarmos de ser nós mesmos,
- Abrir mão de nossa individualidade,
- Ter tempo demais para cuidar do outro e não cuidar de si,
- Ficando desesperados quando nos abandona ou diz mais não nos amar,
- Ficar reclamando atenção para si;
- Deixar de reconhecer seu próprio valor, em detrimento do outro,
- Aceitar tudo que o outro faz, só pra não contrariá-lo com medo de perdê-lo;
- Fazer o outro sentir pena de você, etc. .


É claro que não é fácil, saber que não se é mais amado. Não dá pra fingir que isso não dói, porque realmente dói profundamente. A dor existe. É real. Mas temos que aprender a aceitar o fato que não se pode exigir amor do nosso cônjuge, muito embora, o correto e o que se espera numa relação conjugal é que haja amor mútuo.O desejo e o plano de Deus, para o matrimônio  é que marido e mulher se amem de maneira sublime. Não é à toa o fato de Deus, nas Escrituras, comparar o amor conjugal com o amor de Cristo e sua Noiva (a Igreja=seus discípulos). No entanto, embora esse seja o plano ideal do Criador, por causa do pecado e da dureza do coração humano, nem sempre as coisas acontecem dessa maneira. 

E quando não houver amor por parte de um dos cônjuges e outro continuar amando, este não deve mendigar amor. Não peça esmolas, não implore afeto. Quando se faz isso, demonstra-se uma falta de amor por si próprio. Então apenas ame, sem esperar nada em troca, crendo que Deus lhe suprirá a falta de amor do seu parceiro. É claro que não é desejável viver numa relação assim e em alguns casos, o caminho é a separação. Mas enquanto for possível AME, sem esperar retribuição. Faça sua parte. Lute pelo seu casamento, amando. Não será fácil, mas entenda que o fato do outro não amar é um problema dele  e não seu. O que compete a você, faça. Então, AME. Muitas vezes,  o coração do cônjuge que deixou de amar, será tocado pelo seu amor e dele florescerá amor novamente.

Mesmo sendo sua esposa ou seu marido, não anule o amor por si mesmo, para agradar quem não te ama mais, nem te dá o devido valor.  Compreenda a magnitude do amor de Deus por você e jamais mendigará amor, nem mesmo daquele que deveria te amar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário