terça-feira, 4 de novembro de 2014

COM QUEM VOCÊ ESTÁ CASADO? COM SEU CÔNJUGE ? OU COM A SUA MÃE, IRMÃ, PAI, TIA....?




Recebo muitos e-mails. Várias histórias complexas me são confidenciadas. Muitas vezes vi gente relatando o que vou nominar de CASAMENTO ÀS AVESSAS. Mas o que é isso afinal? Me refiro à gente que está casada com qualquer outra pessoa, MENOS COM O CÔNJUGE. Gente que tem compromisso, acordos, com o pai,  com a mãe, a irmã, a tia, menos com o marido ou a esposa. Está achando estranho isso? Pois pode acreditar. Talvez isso lhe soe estranho, mas existem vários casos assim. Gente casada com o parente, mas menos casada com quem deveria estar. A pessoa casou-se legalmente com outra, mas não vive  a conjugalidade com o outro. Deixe-me explicar melhor. 

Casamento tem que ter acordos, parceria, jogar a favor e não contra o outro. E esse jogar contra pode se dar de inúmeras maneiras. Quando o cônjuge sempre que tem oportunidade fala mal do outro para um parente ou amigo, enaltece a mãe, pai, irmã, irmão, etc; em detrimento do outro, quando um parente fala mal do cônjuge e você não defende, não discorda, não tira a má impressão, não fala nada ou pra piora coloca lenha na fogueira... Isso também é uma espécie de infidelidade conjugal, mostra que você está descasando e traindo emocionalmente seu cônjuge. Quando você tem medo da sua mãe, do seu pai, da sua irmã, do seu irmão, e não é capaz de defender seu cônjuge ainda que tenha errado, quando não é capaz de falar dele com misericórdia, com bondade, está descasando-se com ele e casando-se com outras pessoas e abrindo brechas para destruir seu relacionamento. 

Parentes e amigos às vezes infantis e/ou perversos que te manipulam e você não tem a coragem de enfrentar-lhes com firmeza  e paz, dizendo algo como: Olha, meu marido/esposa é uma pessoa de bem, eu o amo e também sou falho,por isso prefiro perdoá-lo, prefiro não julgá-lo. Quantos tem essa coragem? E quando você é quem inicia a maledicência? E não ache que se trata apenas de coisas "grandes", não, porque são nas coisas mais pequeninas que se maldiz o cônjuge. Vejamos alguns exemplos.

MARIDO: Há tanto tempo eu não como uma comida dessa mãe. 
MÃE: Uai, meu filho, sua mulher não cozinha pra vc não? 
MARIDO (FILHO): Não mãe, ela não gosta de fazer comidas mais elaboradas...não cozinha direito, sabe? 
MÃE: Nossa que mulher desnaturada, meu filho.
MARIDO: Pois é mãe, eu passo uns perrengues lá em casa...


IRMÃ: BELTRANA, E O FULANO, ELE TE LEVA PRA PASSEAR.?
ESPOSA:  Muito pouco, 3 vezes por ano...  
IRMÃ: Que absurdo. Mulher enclausurada é mulher infeliz. Você tem que bater o pé e exigir minha irmã. Não deixa não.
ESPOSA: Pois é, eu fico arrasada. Ele não liga pra mim. Nem se preocupa com as minhas vontades...
IRMÃ: Ih, esse casamento pra mim já era... 
ESPOSA: Você acha?
IRMÃ: Claro, onde já se viu um marido que não leva a esposa pra sair aos finais de semana. Casamento assim não dura...

Viram só? Coisas "bobas" podem pensar alguns, mas que  podem causar um grande estrago e destruir os relacionamentos.

E quantos são tão cínicos capazes de depois de uma conversa nociva, maldosa, cheia de impiedade,chegar em casa e olhar no rosto do cônjuge com a consciência tranquila, beijá-lo, abraçá-lo... Você já  se auto-avaliou alguma vez e pensou consigo mesmo: "Acabei com minha esposa ou marido, destilando meu veneno ou deixando-me envenenar por outros que o maldisseram... ou Poxa, não devia ter falado mal do meu marido/esposa...estou me sentindo mal com isso" ? É importante fazer esta reflexão. Afinal, você está casado com quem ???? Com seu cônjuge ou com outra pessoa qualquer?  Com quem é o seu compromisso, a sua parceria? Pra que time você torce? Com quem você dorme?  Com quem você caminha? Com quem você está casado? Se você tem agido dessas formas citadas acima ou similares, lamento te dizer, mas a sua torcida é contra o seu casamento, você está jogando contra, e muito contra...E eu te pergunto: Que fidelidade é essa afinal? O que adianta ter apenas fidelidade corpórea, sexual, se  está a agir como um adúltero emocional ???? Esse tipo de infidelidade pode trazer muitas consequências desastrosas, tanto quanto o outro.

Por isso, você que me lê, não maldiga seu cônjuge, nem deixe ninguém te envenenar contra ele. Esse é o tipo de veneno que você pode recusar. Só depende de você. Não mude seu tratamento com seu cônjuge, não brigue com ele/ela, porque ouviu uma maledicência a respeito dele (a) ...

Além da maledicência, outro jeito de ser infiel a seu cônjuge e casar-se com a parentela ou amigo, é procurando agradá-los em lugar do seu marido ou esposa. É colocar o que eles querem acima do seu relacionamento, é priorizar opinião deles, que coloquem em risco sua relação, etc... De novo as perguntas: Com quem é o seu compromisso, a sua parceria? Pra que time você torce? Com quem você dorme?  Com quem você caminha? Com quem você está casado? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário