sábado, 22 de março de 2014

PARE DE CULPAR O DIABO PORQUE SEU CASAMENTO VAI MAL



É muito comum  alguns crentes dizerem que suas vidas estão como estão por culpa do diabo. O casamento às vezes está um desastre e lá vem gente dizendo que é culpa do diabo. Ora, é muito mais fácil culpar o diabo por tudo, não é ? Sair dizendo: O inimigo é sujo e armou essa pra mim..., Satanás é ardiloso e destruiu a minha vida..., Isso que eu estou passando é obra do maligno... Assim se tira as responsabilidades das próprias costas colocando-as sobre um ser espiritual. O diabo existe sim e a Bíblia nos deixa claro que não devemos ignorar os seus ardis, mas daí a endemoniar tudo, é um grande erro. Nem tudo de "ruim" que acontece na vida e no casamento em particular é por conta do diabo mexer os pauzinhos dele. A gente precisa enxergar a própria culpa. Não somos mais meninos inocentes. Está escrito: Não vos enganeis: de Deus não se zomba. O que o homem semeia, isso mesmo colherá. Gálatas 6:7 Ou seja, muitos dos nossos problemas são meras consequências de nossas ações,  atitudes e escolhas. É a lei da semeadura.  

Na grande maioria das vezes nosso casamento vai mal, por deixarmos de considerar princípios de Deus a respeito de como viver a vida comum no lar. Não adianta ir a uma igreja, ler a Bíblia, decorar versículos e até orar, se não colocamos em prática os princípios do AMOR em nossa casa. Inclusive há casamentos longevos, de gente que nem se converteu ao Evangelho, por causa de algo simples e essencial: O AMOR. 

Isso me fez lembrar do ator Paulo Goulart que recentemente faleceu depois de um casamento de quase  60 anos com a atriz Nicete Bruno. Ele em uma entrevista quando indagado sobre a razão da longevidade de seu matrimônio  e o porquê da fugacidade dos relacionamentos de hoje, ele disse:" A PARCERIA É FUNDAMENTAL, AMOR... E como é que você cultiva  um amor? Tem vários processos, mas essa permanência, essa longevidade, este processo de você estar sempre regando essa plantinha é um dos fundamentos básicos pra mim. Então a gente tem que estar muito atento, você não pode nunca se acomodar na relação. Você tem que estar sempre prazerosamente, apesar,  das eventuais divergências, e elas existem é claro...mas ter o prazer de estar atento... e deixar que aquilo que era uma plantinha, depois se transforme numa árvore que deu frutos e continue sendo a mesma árvore frondosa..." 

Portanto, meu irmão minha irmã, não adianta pôr aliança no dedo e não por no coração. Tem que AMAR. E amar implica em ser paciente, bondoso, não se irritar facilmente, não suspeitar mal, não invejar, respeitar as diferenças, a individualidade e uma porção de outras coisas. E isso que está faltando em nossas almas: AMOR. Enquanto houver um monte de gente sem AMOR, haverá um monte de gente longe de Deus. E digo mais uma vez: pode cantar músicas espirituais, pode orar, pode pregar, ler livros e livros de teologia,  falar palavras bonitas, citar versículos de cor e salteado, ir ao culto no templo todo domingo, etc, etc, etc...SE NÃO TIVER AMOR, nada disso irá adiantar. Nenhum casamento resiste sem AMOR. O AMOR É A ESSÊNCIA DOS RELACIONAMENTOS, DA VIDA HUMANA!

Vamos a alguns exemplos práticos: se uma esposa priva o marido de sexo, não está agindo com AMOR. Está desconsiderando a orientação bíblica.  Não está atendendo a necessidade do seu companheiro e nem desfrutando do prazer de estarem juntos no ato sexual. E aí se colherá as consequências.Não adianta vir chorar depois e pôr a culpa no diabo. Não foi o diabo quem privou ninguém de nada, FOI VOCÊ ESPOSA. Se uma outra esposa é uma mulher rixosa que vive constantemente irritada, é bem provável que o marido vá querer correr pra longe dela...Será melhor pra ele morar numa terra deserta ou num canto do telhado do que com ela ao lado! 

É melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e irritadiça. Provérbios 21:19


É melhor morar num canto de telhado do que ter como companheira em casa ampla uma mulher briguenta. Provérbios 21:9

Então você, esposa, com esse proceder está deixando o AMOR de lado e afastando seu marido de você. Esqueceu que o amor não se irrita fácil? Percebe que num mesmo capítulo de Provérbios, o 21,  a afirmação de que é melhor se afastar da mulher rixosa (que é o mesmo que briguenta ) aparece DUAS vezes ? Ou seja, fica evidente que não é fácil conviver com uma mulher assim. Então se você esposa tem agido dessa maneira, pare agora. Depois não vá pôr a culpa no diabo.

Agora imagine um marido grosseiro, áspero que volta e meia destrata a mulher a sós e pra piorar, na frente dos outros, que dá má respostas, que desfaz das opiniões dela....O que pode esperar um marido desses ? Coisa boa não é. Que semeadura um indivíduo que age assim irá colher? Bem provável que sejam espinhos. Ora, um homem que assim procede está desconsiderando a orientação de Deus para NÃO SER RUDE com a esposa. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente.   Colossenses 3:19 

Ainda outro exemplo: se um marido na hora do ato sexual só pensa em seu próprio prazer ignorando às necessidades da esposa, ele está buscando apenas seus próprios interesses. Está sendo egoísta. E isso é AMOR? Não! Porque o AMOR não é assim. 1 Coríntios 13:5 Agindo dessa forma o marido está desconsiderando o que Deus fala sobre o amor. Estará plantando má semente e a tempo colherá seus frutos...

Quer ver um outro exemplo pra ficar mais claro? Então vamos lá. Adão e Eva comeram do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, não foi? O diabo tentou Eva a comer e ela caiu na tentação. Esta por sua vez deu a Adão, que aceitou. Depois então o Senhor expulsou quem do paraíso? Adão e Eva. Ou seja, a culpa por terem comido do fruto proibido foi deles. Deus lhes atribuiu a culpa. Afinal eles poderiam ter rejeitado comê-la. Poderiam ter dito não, mas disseram sim. Escolheram desobedecer a Deus e sofreram a consequência dessa escolha.

Então amados, paremos de ser hipócritas, de dizer que tudo é culpa do diabo. Muita culpa é nossa mesmo. Enquanto estivermos cegos para o AMOR de nada irá adiantar chegar de mãos dadas à igreja, vestindo uma capa de homem e mulher de Deus e depois ficar murmurando: Por que meu casamento está esse caos? Por que o Senhor permite que eu passe isso? Repreende o inimigo... Sendo que o inimigo do seu casamento pode estar sendo VOCÊ mesmo...Cuide do seu casamento, pois se assim não faz, é pior que o incrédulo. Assuma a sua responsabilidade









Nenhum comentário:

Postar um comentário