segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

AMAR É SER PACIENTE




 
O amor é paciente...1 Coríntios 13:4

Os casais que querem viver um casamento cheio de vida e verdadeira intimidade, precisam estar atentos às características do AMOR como Deus o criou, afinal Ele melhor do ninguém sabe o que ELE é.  Ele sendo o próprio Amor, tem toda propriedade pra nos dizer como a coisa funciona. E um dos atributos do AMOR que quero aqui ressaltar, conforme a Palavra de Deus, é a PACIÊNCIA.

Quantos cônjuges, em grande parte as esposas, reclamam da falta de paciência dos maridos? Não são poucas. Mas quem está disposto a viver um relacionamento forte, com profundidade procurando aparar as arestas, acertar, chegar a um nível de convivência saudável precisa estar consciente de que deve ser paciente. Afinal, o AMOR É PACIENTE.


Se não houver paciência no  seu lar ele se tornará uma zona de guerra, mas a prática da paciência estimulará  a  paz e a tranqüilidade."O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão" (Provérbios 15:18). Portanto, esposa ou marido que me lê, decida ser paciente. Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.  Efésios 4:2 Não se ire facilmente. Não seja aquela pessoa que volta e meia se irrita com uma coisa ou outra. Crie um clima de paz na sua casa, com seu cônjuge, com seus filhos. Muitas vezes ter paciência num momento de raiva, poderá evitar muitos dias de arrependimento.

Ser impaciente é ser insensato. "O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez"  (Provérbios 14:29).  Portanto, decida andar de mãos dadas com a sensatez.  


 
O amor irá lhe inspirar a ser uma pessoa paciente.  Quando você decide ser paciente, você responde de maneira positiva a uma situação negativa. Você é tardio em irar-se. Prefere ter um "pavio longo" a se irritar facilmente. Ao invés de ser impaciente e exigente, o amor lhe ajuda a se acalmar e a transmitir misericórdia aos que estão ao seu redor. A paciência traz a calma interior em meio à tempestade exterior.  Ninguém gosta de ter uma pessoa impaciente  por perto. Estar próximo de alguém assim faz você reagir com raiva, insensatez e de maneiras lamentáveis. A  ironia da raiva em uma ação errada está em gerar  novos erros por si só. A raiva quase nunca torna as coisas melhores. Na verdade, ela geralmente cria mais  problemas. Mas a paciência paralisa o andamento do problema. A paciência, mais do que morder a língua,mais do que bater a mão na boca, é respirar fundo. Ela purifica o ar. Ela impede a insensatez de espalhar  seu veneno por toda casa. Ter paciência é escolher  controlar suas emoções ao invés de permitir que elas  lhe controlem. É demonstrar discrição ao invés de pagar mal com mal. Se o seu cônjuge lhe ofende, você rapidamente revida ou você se controla? Você reage  com raiva quando lhe tratam injustamente? Se a  resposta for sim, você está espalhando veneno ao invés de remédio. ( trecho do livro O DESAFIO DE AMAR)



Nenhum comentário:

Postar um comentário