segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

NÃO MENDIGUE AMOR!


Amar e ser amado são as maiores necessidades do ser humano. Uma vida sem amor é comparada a uma bela flor trancafiada num quarto escuro, em pouco tempo perecerá por falta do sol. A necessidade de amar nos faz dependentes uns dos outros. E a cada dia fica mais claro o quanto o mundo está sedento de amor. Vemos na TV, nas redes sociais, nas ruas, gente implorando por amor. 
Somos carentes de dar e receber amor, mas não podemos exigir que os outros nos amem. Amor é doação; ninguém pode se sentir obrigado a dá-lo ao outro. É um sentimento que nasce no coração. 
Tem muita gente vivendo na mendicância de amor como se pudesse assim recebê-lo. Mendigamos amor quando deixamos de ser quem somos para agradar quem exige que nos tornemos a pessoa que ele quer que sejamos. O verdadeiro amor reside no respeito à individualidade do outro. Se é verdadeiro, sabe respeitar a individualidade. Sempre que abandonamos nossa casa interior para habitar a casa do outro, estamos, de certa forma, mendigando amor, deixando de ser aquilo que realmente somos. Tentando entrar na forma do outro. No formato que ele acha que é bom pra nós. Mas e você, seus sonhos, seus gostos, aptidões, sentimentos ? Cabem nessa fôrma na qual o outro tenta lhe colocar? Quem sabe você é um bolo daqueles bem redondinhos com 40 cm de circunferência e estão tentando lhe colocar numa fôrma retangular de 28 por 18?
Muitos de nós na verdade estamos implorando afeto, aceitação, quando traímos nossos ideais para abraçar os sonhos frustrados de alguém. É como uma jovem com futuro promissor que abandona os estudos, porque conheceu um homem que supostamente a ama,mas disse-a para deixar de estudar por causa dele...
Ainda mendigamos amor quando reservamos todo nosso tempo para a pessoa que dizemos amar. Quem deixa de cuidar de si para cuidar de alguém mostra que, na verdade, está precisando mesmo é de cuidados. Quando você tem tempo de sobra para o outro e não tem tempo pra si mesmo, está a mendigar amor.
Em todo relacionamento amoroso é claro que há uma requisição de prioridade, o que, de maneira bem dosada, é saudável.  Afinal, quem ama precisa ver-se como ser especial na vida do outro. Segundo o psicanalista Paulo Próspero, "a exigência de prioridade está relacionada ao próprio amor, trata-se quase de um pacto de disponibilidade e isso requer atenção contínua". Mas não pense que o outro tem que dedicar o tempo todo a você ou você a ele como se não existisse mais nada na vida que precisasse ser feito. Então amigo, amiga que me lê, ame a si primeiramente e saiba que você deve tratar seu marido ou esposa ( e ele ou ela   você)  como prioridade abaixo de Deus, mas não mendigar amor dele ou dela.
E principalmente às moças solteiras que ainda não se casaram mas que estão namorando, deixo um conselho: não fique num relacionamento onde tenha que se arrastar pelo outro. Não faça isso. Primeiro porque você está agindo errado. Você tem que se humilhar diante de Deus e não diante de um homem. Viva em função do Senhor. É isso que você tem que fazer. Quando você começar a colocar a Deus em primeiro lugar e parar de ser obcecada por uma pessoa, as coisas lhe serão acrescentadas. O mais virá. Junte sua energia, seus esforços, sua jovialidade para cuidar de você, estudar, servindo a Deus no serviço ao seu próximo em amor e assim prossiga: amando a Deus em primeiro lugar.  Ocupe seu tempo com atividades saudáveis, nas quais tem prazer e pare de mendigar amor. Valorize-se. Deus tem todo amor que você precisa para preencher as lacunas de sua alma. Nenhum homem poderá preenchê-lo por completo. A você que não está namorando, mas sonha em casar-se um dia, não se esqueça que o homem deixará seu pai e sua mãe e unir-se-a a sua mulher. Se tiver que se unir a alguém no sagrado matrimônio, deixe que o pretendente vá até você. Deixe que o rapaz tome as iniciativas e a conquiste. Não corra atrás de homem algum. Mais uma vez: busque a Deus acima de todas as coisas, apresente a Ele em oração os desejos da sua alma e viva com o coração em paz, sabendo que naturalmente aos que amam a Deus em primeiro lugar, tudo mais lhes será acrescido.


De uma vez por todas precisamos  entender que o senso de valor que buscamos das pessoas na verdade é somente Deus quem pode nos dar. Fomos criados a partir de um sonho de Dele, fomos criados com amor e Ele nos ama e quer nos ver felizes. Não é preciso convencer os outros de que somos especiais, nós é que precisamos olhar para nós e nos amar. Sentirmos especiais para Deus. Então cuide-se! Saiba que arrumar o cabelo, fazer a barba, ir à academia, comprar roupas novas… Tudo isso é muito bom! Mas, acima de tudo, cuide do seu coração. Permita que ele sinta o quão grande é o amor de Deus por você. Sinta-se cuidado por Ele. É desse amor que você precisa e sem o qual não pode viver.


Nenhum comentário:

Postar um comentário