quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

TRABALHAR JUNTO COM O CÔNJUGE PODE SER RUIM?




Muitas vezes trabalhar junto com o cônjuge pode interferir no relacionamento. Já tive a oportunidade de receber e-mails de pessoas que me contaram suas experiências neste âmbito e não foram muito felizes. E eu mesma  há muitos já trabalhei junto com meu marido numa escola que tivemos. Brigávamos muito. Discordávamos em vários pontos. Pensávamos muito diferente acerca das mesmas questões. Enfim, no final não deu certo. Talvez também porque éramos recém casados, muito imaturos e inexperientes na vida e no negócio em questão.   E também isso não implica necessariamente que se fossemos trabalhar junto hoje em alguma atividade, não daria certo. É claro que cada caso é um caso, e também cada momento da vida também é um momento único. 

Dessa forma pode ser que alguns casais vão se sair bem nessa convivência "trabalhística", no entanto, outros não. Afinal consideremos também que as pessoas são diferentes, têm temperamentos distintos, ou seja, cada casal é um casal, cada cônjuge é um cônjuge. E ainda cada época a vida é uma época, ratificando.  Ainda não dá pra se ter certeza de alguém trabalhando junto vai ser muito bom financeiramente ou se  gerará separação do casal, como alguns questionam. Há casos em que casais se separaram por conta de trabalharem juntos, há casos que não.Mas de maneira geral, não têm dado muito certo para a maioria. Mas não há uma regra.

O que acontece também é que muitos no afã desenfreado de enriquecer de qualquer jeito, não pesam os contras de trabalhar juntos por exemplo, não se atém a olhar se isso é viável, saudável. Acho que o foco do casal deve ser sempre a vida a dois, a família e se trabalhar junto está pondo isso a perder, deve-se repensar a situação. O dinheiro nunca deve vir em primeiro lugar na vida do casal. 

Aprendi com pessoas muito sábias e experientes (e depois tive a oportunidade de vivenciar isso), que quando nosso relacionamento com Deus (em primeiro lugar) e com a família (em segundo lugar) está caminhando bem, consequentemente todas as outras áreas caminham bem. Se você não tem problemas com a sua família e, ao contrário, ela é uma fonte de alegria e força, seu trabalho será moleza. Crescer no trabalho é consequência de se priorizar com sabedoria.

Você não precisa de uma casa enorme e três carros na garagem para ser feliz. Uma pessoa só consegue ter paz e felicidade com dinheiro, se antes aprendeu a ser feliz e completa sem ele. A ganância e o desejo de querer sempre mais, é realmente prejudicial. Como diz a Palavra: "O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males". O sucesso financeiro nunca deve ser o alvo de uma família. Se vier a acontecer, ótimo, mas que não seja necessário passar por cima de vidas e relacionamento para que isso aconteça. E se o Senhor tem te abençoado financeiramente, é porque Ele deseja usar a sua vida como instrumento para abençoar aqueles que tem pouco ou quase nada não somente para seu próprio bem-estar e prazer.


E outra coisa, é no mínimo contraditório uma pessoa professar sua fé em Cristo e ter como foco o sucesso financeiro. Quando o assunto é dinheiro, olho para Cristo e vejo:

"Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância. A vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens". Lc 12:15

 "Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam". Mt 6:19-20

"...pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos. Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão" 1 Timóteo 6:7-11 

Nenhum comentário:

Postar um comentário