quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

QUAL A SUA MOTIVAÇÃO?



O que te impele a fazer algo? O que lhe impulsiona, lhe motiva a tomar uma decisão, a fazer as coisas mais simples do dia a dia, como mandar um e-mail, dar um presente, montar  um negócio, cantar no púlpito frente às pessoas da igreja que você frequenta, vestir uma roupa, comprar um carro?

Há pessoas que fazem o que fazem sempre em função de alguém, para mostrar para o OUTRO, para ser notado, para ser admirado. São aqueles cuja motivação é a OSTENTAÇÃO. E eu te pergunto: qual a sua motivação??? O que você faz, faz sempre em função de alguém? E você percebe  que o seu espírito está dominado pelo espírito desse mundo, é quando você quer ostentar...Sim, não é nem mais ter, é ostentar.  Não basta ter. É  o eu quero mostrar, exibir, ostentar!!! Eis o espírito deste século. Vemos isso claramente no Facebook com o tal "compartilhar" que na verdade é nada mais nada menos do que "MOSTRAÇÃO"...EXIBIÇÃO... Essas são  MOTIVAÇÕES ENGANOSAS.


Até se você vai lá no gazofilácio da sua igreja e põe dinheiro QUE NÃO SEJA por AMOR, mas por barganha, sua motivação é errada. Não tem importância pra Deus o seu ato, porque a sua motivação é má. Nesse caso, você precisa de alegria, generosidade, voluntariedade e boa-vontade que são motivações indispensáveis a quem quer contribuir. E Deus pesa os motivos. Até um aparente sublime ato se não tiver motivação correta, perde o seu valor. Uma pastora de nome Rosângela Nery disse em um de seus testemunhos que inicialmente havia ido a Cristo por mero interesse. O interesse dela era conseguir um marido. Não foi à igreja porque gostava de Jesus ou porque se importava com o que ele ensinava. Mas uma tia dela disse que Jesus poderia dar a ela um marido. E então ela foi à igreja.

Existem  pastores, por exemplo, cuja motivação para pregar a Palavra vai desde a admiração aos “maiores” líderes, ao querer ser útil a Deus, ao ter um nome entre os grandes, etc. Outros pregam apenas porque "precisam' fazê-lo, pois servem-se desse expediente a fim de ganhar dinheiro. DEUS pesa os motivos!

A Bíblia diz que o homem vê o exterior, porém Deus vê o coração. O homem se encanta com a apresentação externa, com a roupagem, com as cores, com o vulto das grandes realizações, com os feitos mensuráveis, todavia Deus vê o conteúdo por trás e por dentro dos rótulos, e sabe bem de todas motivações que levam os homens a agir como agem. Deus importa-se com o cerne, com a mola propulsora que o impulsiona.


Vamos a mais alguns exemplos: os fariseus da época de Cristo, eram religiosos que aqui e ali estavam prostrados diante de Jesus, chamando-o de mestre (rabi), valorando-o como bom mestre, e quando o Mestre pesava-lhes os motivos, percebia que suas motivações não eram puras, santas, porém, maldosas, daninhas, cheias de peçonha venenosa. Eis a razão porque foi elevado sobremaneira o princípio constante em I Cor. 10:31 quando nos diz: “quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”. 

Portanto, não basta pois apenas o que fazemos ou deixamos de fazer, mas o que nos motiva. Em Coríntios 13,  fica claro que o peso e/ ou leveza das nossas realizações não residem sobre o feito em si, nem sobre a expressão exterior destas, mas e sobretudo sobre a motivação para agir: “ ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos...ainda que eu soubesse todos os mistérios e toda a ciência...ainda que eu tivesse tamanha fé a ponto de transportar montes...e ainda que eu desse todos os meus bens aos pobres e entregasse o meu próprio corpo para ser queimado, se não tivesse amor, nada disso me adiantaria.” 

Pergunto agora a você que me lê: Quais são suas reais motivações para realizar as coisas na igreja que frequenta ? Quais são seus impulsos internos no que fazes em sua casa, na vivência familiar? Sua motivação no assumir e no exercício dos cargos na igreja ou fora dela? Porque você ajuda às pessoas, é para a glória de Deus? E mais: Por que você busca a Deus? É pelo que ELE é, pelo seu grande amor ou é por que você quer um marido, uma esposa, um carro, uma casa, ser "bem sucedido", ganhar fama, riquezas?????

Tudo isso e muito, muito mais, deve ser por nós pesado, pois trata-se do alicerce, sobre o qual construímos nossos feitos e nossas vidas, para não suceder que ao final, ouçamos as graves palavras proferidas por Deus, aos príncipes da Babilônia: pesado fostes na balança e achado em falta. Lembre-se que Deus pesa os motivos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário