terça-feira, 24 de dezembro de 2013

VALORIZE O SEU CÔNJUGE



Eu, como  várias pessoas, por um momento na vida não soube valorizar o meu cônjuge. Estava tão envolta em mágoas e ressentimentos que as mesmas começaram a me cegar os olhos, impedindo-me de reconhecer-lhe o devido valor. Valorizei-o em alguns momentos, mas deixei que as mágoas fossem maior do que o real valor que ele tinha e errei. Errei muito.

Como para tudo que a gente faz há uma consequência: eu o perdi. O perdi por um tempo. Tempo que depois pra mim significou uma eternidade angustiante, assombrosa. Tive como muitos, que ser moída, humilhada, sacudida, para então voltar a VER, não com os meus olhos de outrora, embaçados, turvos pela amargura, pela auto-piedade e auto-comiseração. Não. Esses não. Mas novos olhos, olhos de amor,  de misericórdia, de compaixão, de ternura, de entrega, olhos de Cristo em mim. Como louvo a Deus por isso!

Por isso você meu amigo, minha amiga que lê estas mal traçadas linhas agora, ouça-me em nome do Senhor Jesus: VALORIZE O SEU CÔNJUGE. Seja o melhor pra ele. O melhor que puder. Tenha o seu casamento como uma missão da qual Deus lhe incumbiu. Missão sagrada, preciosa. Procure focar nas nas virtudes  do seu cônjuge, não supervalorize os defeitos dele ou dela.  Ainda: seja atento e aproveite  as oportunidades que surgirem para exaltar, destacar as virtudes, qualidades um do outro acima das virtudes de outas pessoas.  E aí, você tem agido assim? Como você tem tratado o seu marido ou a sua esposa? 

Você definitivamente precisa entender que tem uma joia ao seu lado, uma vida, uma alma que Deus ama muitíssimo e que Ele lhe deu para cuidar e amar com todas as suas forças. Abaixo Dele, seu cônjuge deve ser o centro das atenções da sua vida. Não o subponha por nada neste mundo. Nada. Nem nem filhos, nem pais, nem irmãos, tios, tias, avós, primos, nem amigos ou colegas de trabalho ou faculdade. Nenhuma, absolutamente nenhuma pessoa deverá ocupar o lugar de prioridade que ele deve ocupar na sua vida. Nem seu seu cachorro ou outro bicho estimação ou quaisquer outras coisas: trabalho, estudos, dinheiro, casa, hobbies, carro, etc... Se neste momento, você sentiu um aperto no coração, percebeu que uma ou algumas dessas pessoas ou coisas têm ocupado o lugar do seu cônjuge, fique alerta: é hora de dar um basta em prol do seu casamento. Saiba que é muito bom a gente ter a chance de enxergar o valor de quem está ao nosso lado, antes que precisemos perdê-lo  pra sempre ou por algum momento para lhe dar o merecido valor. Vá por mim: não vale à pena. Aprenda pelo amor, pelo exemplo, ao invés de viver situações as quais você poder evitar se for obediente a Deus. Sim isso mesmo. Amar o seu cônjuge tratando-o como dever ser tratado é obediência a Deus.

Não é à toa que o segundo maior mandamento bíblico é amar ao próximo como a si mesmo. E você que é casado, quem você acha que é o seu próximo mais próximo? Seu cônjuge, é claro! Nós casados devemos cuidar de como agradar o nosso cônjuge.  1 Cor 7:34 Não sou eu quem digo, é o próprio Deus!

Deus abençoe a você e o (a) seu (ua) amado (a)!

Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros” (Rm 12.10). 

“Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco…(1Pe 3.7)

“Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa com o a si mesmo, e a esposa respeite ao marido” (Ef 5.33).






Nenhum comentário:

Postar um comentário