segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

NÃO EXISTE CÔNJUGE PERFEITO




Algumas pessoas carregam a ilusão do príncipe ou princesa encantados, conhecida também como síndrome do príncipe encantado. Idealizam um cônjuge perfeito, mas  a verdade é: NÃO EXISTE CÔNJUGE PERFEITO. Você que me lê agora, você mesmo não é perfeito e seu cônjuge também não.Você erra. Ele erra. Uma pessoa não tem 100% de acertos. Para que isso acontecesse teríamos que ser perfeitos e nenhuma criatura humana é. Somente Deus é PERFEITO. 

Isso ajuda a muita gente a parar de projetar no cônjuge essa perfeição o que é algo sobre humano. Ninguém,por mais boa vontade que tenha, será perfeito. Todos nós temos as nossas chatices, algo que aborrece o outro e vice-versa. O que precisamos é reconhecer a nossa imperfeição e tentar melhorar em alguns pontos. Algumas coisas, de fato podem ser mudadas, mas outras sempre estarão ali: às vezes é o  jeito de falar que irrita o outro, a baguncinha  no banheiro, ou ainda os pontos de vista diferentes a cerca de um mesmo assunto, uma preferência, um gosto diferente, etc...Um casal são duas pessoas, dois seres distintos. Cada um é um. Até irmãos gêmeos tem as suas diferenças. Ninguém é igual em tudo a ninguém. Imagine então um casal, um homem e uma mulher vindos de famílias diferentes, criados de modos diferentes, com almas diferentes, com experiências de vida diferentes...????? É ruim que haja diferenças. Não.  As diferenças somam-se, completam-se. Vale citar que nem sempre as diferenças, o modo diferente de ver de um e outro é algo que pode ser chamado de defeito. É apenas uma diferença.

O que precisamos apesar das diferenças ou defeitos, é AMAR o nosso cônjuge e dessa forma aprender a admirá-lo, ressaltando suas qualidades, não seus defeitos. Ah, meu esposo gasta dinheiro de mais com besteira; ah, minha esposa é muito desorganizada, ah, meu marido é minha esposa quase não faz sexo comigo...etc. Existem muitas queixas...E no fundo todo mundo precisa mudar em alguma coisa. Bem, eu não sei qual ou quais são os defeitos do seu marido ou da sua esposa ou em que precisam mudar. Mas te digo: um caminho errado para qualquer mudança é concentrar-se nos defeitos dele ou dela, antes de tratar das próprias fraquezas. Pare de ver  um cisco no olho do seu cônjuge e tentar  removê-lo. Se você deseja ver seu cônjuge mudar, você  precisa começar tratando dos próprios defeitos. O princípio é claro: você precisa começar com o cisco em seu próprio olho. Observe com atenção, é como se Jesus estivesse dizendo assim:  "Não há nada de errado com seu cônjuge. Pare de implicar" . Na verdade, ele sugere a existência de um problema com o outro quando diz: "Quando você tiver tirado o cisco do próprio olho, poderá ver mais claramente e remover o cisco do olho do cônjuge". Portanto, sss mudanças sempre devem começar com a gente. Tome a iniciativa. Mas não se esqueça: não existe ninguém perfeito. Ame seu cônjuge com os defeitos. Amá-lo com sinceridade de coração e ternura ajudarão a contornar tudo e lembre-se: amor, implica em perdão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário