sábado, 14 de setembro de 2013

VOCÊ SABE O QUE É UM LEVITA?


Lamentavelmente cresce no meio evangélico o ego través do surgimento de cargos nas igrejas.  Inclusive o de "levitas/'. Surgem modismos e muitos ismos no meio que fogem ao verdadeiro Evangelho. Começaram até a dar o nome de LEVITA àqueles que cantam na igreja. Mas isso não tem base bíblica. É invenção humana.

Muitos sem conhecer a história de Israel, nem nada saberem sobre o seu povo, apropriam-se de sua cultura e seus costumes.

Mas afinal, você sabe o que é um Levita?

Originalmente, "levita" significa "descendente de Levi", que era um dos 12 filhos de Jacó. Os levitas começaram a se destacar entre as 12 tribos de Israel por ocasião do episódio do bezerro de ouro. Quando Moisés desceu do monte e viu o povo entregue à idolatria, encheu-se de ira e cobrou um posicionamento dos israelitas. Naquele momento, os descendentes de Levi se manifestaram para servirem somente ao Senhor (Êx 32:26). Daí em diante, os levitas se tornaram ministros de Deus. Dentre eles, alguns eram sacerdotes (família de Aarão) e os outros, seus auxiliares. Embora os sacerdotes fossem levitas, tornou-se habitual separar os dois grupos. Então, muitas das vezes em que se fala sobre os levitas no Velho Testamento, a referência se aplica aos ajudantes dos sacerdotes. Seu serviço era cuidar do tabernáculo e de seus utensílios, inclusive carregando tudo isso durante a viagem pelo deserto (Números capítulos 3, 4, 8, 18).

Naquele tempo, os levitas não eram responsáveis pela música no tabernáculo. Afinal, não havia uma parte musical no culto estabelecido pela lei de Moisés, embora as orações e sacrifícios incluíssem o sentido de louvor, adoração e ações de graças.

Muito tempo depois, Davi inseriu a música como parte integrante do culto. Afinal, ele era músico e compositor desde a sua juventude (I Sm 16:23). Então, atribuiu a alguns levitas a responsabilidade musical. Em I Crônicas (9:14-33; 23:1-32; 25:1-7), vemos diversas atribuições dos levitas. Havia então entre eles porteiros, guardas, padeiros e também cantores e instrumentistas (II Crônicas 5:13; 34:12).
    Portanto, os "levitas" atuais são mais uma invenção de algumas igrejas que estão cansadas de simplesmente orar, ler e pregar a Bíblia tão como ela é, e precisam inventar modismos pra manter o povo frequentando-a, para não perder a membresia, para afagar egos como se Deus precisasse ser "moderno", ou outra coisa qualquer que para que assim seja aceito pelas pessoas. Voltemos ao Evangelho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário