Quem é mais forte? O que divide forças ou o que as une? É mais fácil carregar uma carga sozinho ou tendo apoio? Marido e mulher quando se unem é para somar, não para dividir. Não é um no time X e outro no time Y. São ambos parceiros jogando do mesmo lado, unindo forças para o bem comum. São uma só carne. Mas há aqueles que pensam ou vivem achando que o casamento é um jogo de um contra outro. Veem o seu cônjuge como adversário.
Muitas vezes nossa falta de entendimento sobre o matrimônio, sobre a vida doméstica nos leva a viver dessa forma. E ao invés de somarmos forças, vamos dividindo, vamos minando-as. Ele pra lá, eu pra cá...é meu isso, é dele aquilo... E onde há divisão, não há prosperidade. Jesus disse que um reino dividido não subsiste. Onde reina unidade, união de forças sim. Muitos casamentos não prosperam, não se firmam, não se fortalecem porque falta união. Qualquer reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. Se Satanás expulsa Satanás, está dividido contra si mesmo. Mateus 12:25-26 Parafraseando: se você luta contra seu cônjuge está dividido contra si mesmo.
E não é bom que seja assim. O desejo de Deus é que o casal viva em união. O seu cônjuge é o seu irmão mais próximo. O Salmo 133:1-3 nos diz: Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.
Use as suas habilidades, suas funções, seus dons, ou seja, toda a diversidade de talentos que há em seu ser, para contribuir para a unidade. Duas pessoas com potenciais grandes, com variedade de aptidões caminhando lado a lado e não à frente ou atrás do outro, chegarão JUNTAS a algum lugar.: “E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos” 1Co 12:6 Portanto, unam suas forças em torno de um mesmo ideal, andem em unidade para que haja bênção e vida na sua casa.
Mas quando você começa a jogar contra o outro você está jogando contra si mesmo, pois você e seu cônjuge são UM. E dessa maneira não irão longe. Estarão divididos, mais fracos. Mas como é jogar contra o seu cônjuge? Existem várias maneiras: maltratando-o, diminuindo-o, não lhe tratando em honra em relação a si mesmo e aos demais, ignorando-o, deixando que caminhe sozinho, não apoiando, não sustentando em oração, não encorajando-o, não lhe dando o devido valor, maldizendo-o, apontando-lhe dedos, se irritando facilmente com ele/ela, não tratando com a devida doçura, não atendendo em suas necessidades sexuais, afetivas, espirituais, não ajudando quando for preciso, não agindo com misericórdia, provocando-lhe à ira, agredindo com palavras ou fisicamente, jogando-lhe cargas pesadas para carregar, não tendo sensibilidade para perceber suas limitações, suas fragilidades; enganando-o, dando-lhe más respostas a sós e principalmente na frente dos outros, não compadecendo de suas dores, deixando de apreciá-lo, não o amando como a si mesmo...
É necessário que você e seu cônjuge andem em comunhão com o Espírito Santo, trabalhando humildemente para manter a unidade: ". . . de modo que penseis a mesma cousa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. Nada façais por partidarismo ou vangloria, mas por humildade, considerando cada um ao outro superior a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é do outro" (Filipenses 2:2-4)
Que Deus em Cristo os abençoe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário