quinta-feira, 1 de agosto de 2013

VIVA COM SEU CÔNJUGE COM AMOR E ENTEDIMENTO



Dia após dia chegam a mim vários e-mails de pessoas com problemas em seus casamentos. Nota-se por meio dos relatos muitos erros, tanto da parte das esposas quanto da parte dos maridos. Uns mais outros menos. Ações ruins que geram reações piores ainda. Meu amado, minha amada: Casamento é construção, é atitude do dia a dia!!! E muitas vezes NÓS professos cristãos, não conhecemos ou não entendemos ou mesmo não atendemos o que Deus nos diz a respeito do trato para com o nossos cônjuges. Esse é um dos grandes motivos porque muitos casamentos têm ido à falência ou têm sobrevivido a duras penas, trazendo dor e sofrimento por longos anos: NÃO DAMOS OUVIDOS AOS CONSELHOS DE DEUS SOBRE COMO TRATAR NOSSOS CÔNJUGES! Duro isso, não é? Mas é verdade.  Ou seja, um casamento muitas vezes fracassa porque um ou ambos os cônjuges estão sendo desobedientes ao claro ensinamento bíblico sobre como viver com o parceiro em amor e entendimento. Às vezes oramos, jejuamos, lemos a Bíblia, mas na hora de viver o dia a dia ao lado da esposa, do marido, de termos a chance de praticarmos o que lemos, agimos totalmente diferente. Esquecemos todo conselho de Deus e deixamos nossas emoções dominarem ,nossa falta de auto-controle, de domínio próprio, arrogância, grosseria, etc... Ignoramos muitas vezes o fato de que estamos vivendo ao lado de seres com características próprias, com sentimentos, valores. Homens e mulheres são seres humanos, mas têm necessidades particulares, peculiares. No mais, nem mesmo lendo os conselhos específicos que Deus dá sobre como tratar marido e esposa, bastaria nos atentarmos para aquilo que é geral sobre o trato para como o nosso próximo e certamente trataríamos melhor nosso cônjuge. Porque afinal a Bíblia fala que devemos amar o próximo como a nós mesmos. E o nosso cônjuge é o nosso próximo!
Primeiro vejamos como devem os maridos tratar as suas esposas. A Bíblia diz em Efésios 5:25-28 “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.”  Os maridos devem tratar as suas esposas com respeito e honra. A Bíblia diz também em 1 Pedro 3:7 “Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.”  Ainda para os homens, que conselho bíblico proíbe o abuso ou agressão física e verbal? A Bíblia diz em Colossenses 3:19  "Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente.”  O que é ser áspero? A palavra áspero significa severo; duro; ríspido; grosseiro.
Agora vejamos os conselhos de Deus de como devem as mulheres tratar os seus maridos. A Bíblia diz em Efésios 5:22-24 “Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos.”  Significa isto que a mulher deve ser a única a submeter-se? Não! Num casamento ambos se submetem. A Bíblia diz em Efésios 5:21 “Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.” Mas a mulher deve entender que o marido é o cabeça da casa, não desautorizando o mesmo diante dos filhos, não passando à frente de suas decisões, não achando que tem a última palavra, não deixando de consultá-lo sobre decisões importantes, etc..
Maridos e esposas, para se ter um bom casamento cada um deve cumprir o seu papel. Sobretudo, devem AMAR o outro como a si mesmos. Não deixem discórdias tomarem conta do seu lar. Resolvam suas diferenças imediatamente. A Bíblia diz em Efésios 4:26 “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.”   Portanto, resolva as pendências LOGO!!! Tudo com amor e respeito, sem alterar a voz, sem ofensas...Não deixe virar uma bola de neve que depois pode cair sobre a sua cabeça. Não dê oportunidade ao mal. Como poderão afinal  dois andarem juntos se não estiverem em conformidade? Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? Amós 3:3

TRABALHE, ESFORÇA-TE para que a relação melhore a cada  no sentido de unidade e de entendimento de ambas as partes. “Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz.”  Efésios 4:2-3

LEIA A BÍBLIA, OUÇA DEUS FALANDO COM VOCÊ E COLOQUE EM PRÁTICA O QUE ELE ENSINOU.

QUE HAJA PAZ EM SEU LAR! 
DEUS ABENÇOE A TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário