quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O QUE É SUBMISSÃO? ENTENDENDO O PAPEL DA MULHER


Este é um tema que gera certa polêmica até mesmo entre os cristãos. Muito dessa polêmica se dá ao fato de não compreendermos o que quer dizer de fato SUBMISSÃO. E engana-se quem acha que é ser subjugado, inferiorizar-se, humilhar-se como algo sem valor. Não é isso.

Tomemos pois a palavra SUBMISSÃO e seccionemos a mesa em duas partes. Temos então o prefixo SUB que significa abaixo e a palavra MISSÃO que significa papel, incumbência, tarefa.

Sendo assim podemos entender SUBMISSÃO como um papel que está abaixo de outro que é principal. O papel do homem é de extrema importância como marido. Deus delega a ele a responsabilidade de AMAR A ESPOSA. E amá-la como CRISTO AMOU A IGREJA E POR ELA SE ENTREGOU.Sendo assim a missão do homem enquanto marido é PRINCIPAL, dada a sua nobreza e sua grande responsabilidade. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Efésios 5:25-28

Sendo assim podemos dizer que a SUB-MISSÃO DA MULHER é ajudar o marido a amá-la. E pergunto eu: é fácil amar uma mulher briguenta? É fácil amar uma mulher "reclamona"? É fácil para o marido amar uma mulher que o priva do sexo? É fácil amar uma mulher desleixada?  A resposta vem fácil de novo: NÃO!!!NÃO É FÁCIL!!! Portanto, nós esposas devemos ser amáveis. Vamos facilitar a nobre missão dos nossos maridos ou não vamos?

Um outra forma de entendermos a SUBMISSÃO é lembrando que Deus fez a mulher com o propósito de SER AJUDADORA, AUXILIADORA do homem.“Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (Gênesis 2:18). " Sendo assim quanto mais a mulher colocar o homem para cima, quanto mais encorajá-lo, quanto mais honrá-lo, quanto mais alto colocá-lo, quanto mais edificá-lo mais fácil será entrar debaixo da missão dele, ou seja, dar-lhe o suporte que ele precisa. Quando o marido é desencorajado, tem alvos medíocres, ficando pra baixo, aí fica difícil de estar debaixo da missão dele, é difícil submeter, porque tem que se abaixar muito, quase rastejar. Aí você se sente humilhada, porque está debaixo de um homem que você ESPOSA não está levantando. Portanto, esposa, edifique seu  marido, coloque ele pra cima,  assim ficará fácil entrar debaixo da missão dele.

Reflitamos mulheres sobre a maneira como temos agido para com nossos maridos. Que não esqueçamos do maior exemplo de submissão: JESUS! Olhemos, portanto, para JESUS. Ele se submeteu ao Pai. E que nós como a igreja que está sujeita Ele, Cristo, sejamos sujeitas aos nossos maridos. Ef.5:24  


Nenhum comentário:

Postar um comentário