• É verdade que tem sogras incríveis, sensatas, equilibradas, que sabem o seu espaço, que respeitam a individualidade da nora e do filho, mas infelizmente, há muitas que agem completamente diferente. E não é pequeno o número de reclamações das noras quanto a isso. 
  • Pra você que já é sogra ou que em breve irá se tornar uma, e quer melhorar ou construir uma boa relação com sua nora, algumas sugestões que ajudarão a ter um bom relacionamento.

  • 1. Não questione os hábitos dela

    Além de ser deselegante e invasivo, isso causa não só irritação, mas pode ser doloroso. Se sua nora tem o hábito de usar aspirador de pó pra “varrer” a casa, ao invés da vassoura, e você não gosta de aspirador, respeite-a. É uma escolha dela. Ela não tem que fazer do seu jeito. Cada mulher uma forma que julga melhor para fazer uma coisa ou outra.

  • 2. Não dê conselhos sem ser convidada

    A menos que que sua nora tenha lhe pedido um conselho, não o faça. Se sua opinião não foi solicitada é porque ela não necessita da mesma. Se ela tiver dúvida de alguma coisa e precisar de sua opinião, certamente o fará, do contrário mantenha-se no silêncio.  Não presuma que você seja a fonte que ela queira consultar. Sua nora com certeza, saberá onde buscar as informações no lugar ou com quem precisa, quando necessita. E se a fonte não é você, o sensato é não dar conselhos.

  • 3. Não tente mostrar pra sua nora que  você conhece seu filho melhor do que ela

    Seu filho  é seu filho e você talvez o conheça bem. Mas uma coisa é ele enquanto filho e outra é ele enquanto marido. Não fique, portanto, querendo provar pra sua nora que sabe mais do que ela sobre seu filho. Inclusive há comportamento do seu filho, enquanto MARIDO, que você não sabe. O fato de você saber de coisas sobre seu filho quando criança ou adolescente, não implica que você o conheça como HOMEM, MARIDO.  Na verdade, não se sabe praticamente nada. E além disso muitos homens, já adultos, são de um jeito na frente dos pais e de outro no convívio com a esposa.

  • 4. Não interfira na forma como sua nora cria seus netos

    Eles são seus netos, mas não seus filhos. Quem tem autoridade sobre eles, é ela e o pai. Avós não. A não ser quando os netos estão sob os seus cuidados. Não pense que você sabe cuidar melhor dos seus netos do que ela. Você tem a sua forma, os seus valores. Ela os dela. Evite insinuações de modo que faça parecer que você sabe mais sobre os filhos dela do que ela. Cada mãe tem sua forma de educar. Não invada esse terreno. Além disso ela sabe muito mais sobre os filhos dela do que você. Como seus netos são criados só dizem respeito ao seu filho e sua nora, e palpites , conselhos não solicitados não são bem-vindos e irão fazer com que ela queira manter distância de você.
  • 5. Não a ensine como ser uma esposa

    Muitas vezes você pode contar a sua história de casamento, dizendo como você era como esposa, o que você fazia pra agradar seu marido, etc; com intuito de ensinar pra ela como ser uma esposa. Entenda que ela é outra pessoa. Ela não é você. O marido dela não é o mesmo que o seu. As circunstâncias em que vive também não. Então não tente dar lições nesse sentido a ela.

  • 7. Não fique contando vantagens do seu filho para sua nora

    Ficar dizendo que seu filho é isso, é aquilo pra sua nora, tentando transformá-lo num homem perfeito é supervalorizar seu filho. E ao mesmo tempo, desvalorizar sua nora, como se ela não estivesse à altura do seu filho.  Com se dissesse a ela: ” Você tirou a sorte grande!” “Você está levando vantagem!”Qualquer elogio construtivo, faça isso diretamente a ele.
  • 8. Não proponha que sua nora e seu filho mudem pra perto de você

  • Essa é definitivamente uma atitude ruim que provoca uma situação bem constrangedora. Se você já fez isso, pare. Se ainda não fez, não faça. Evite a todo custo dizer perguntar por que eles não mudam pra perto de você. Aonde uma família escolhe viver e trabalhar, é algo muito pessoal. Não pense que seu filho tem que ficar grudado em você. Ele casou, saiu do ninho. Precisa voar e pousar aonde quiser. Quando você fala esse tipo de frase, você constrange principalmente sua nora. Porque talvez até seu filho por ser filho queira morar perto de você, mas sua nora é bem provável que não. Na verdade, morar perto da sogra, a maioria das vezes, é trágico para o relacionamento conjugal. Se a sogra for do tipo “sem noção” vai pisar demais na casa da nora e do filho, sem ser convidada, ou mesmo ficar  propondo ir muitas vezes, tomando conhecimento da intimidade do casal, do dia a dia do mesmo e dos netos, etc. Isso não é saudável para a vida conjugal. Tem que deixar pai e mãe. E se possível, não morar perto. As inúmeras experiências de casais atestam isso.