sábado, 2 de abril de 2016

DICAS PARA SER UMA SOGRA AGRADÁVEL


Toda sogra, se tiver consciência e boa vontade, pode ser uma sogra agradável. Abaixo listo algumas dicas que podem ajudar as sogras a se relacionarem melhor com suas noras e/ou genros.


RESPEITE A INDIVIDUALIDADE DE SUA NORA OU GENRO E FILHO OU FILHA:  Esteja ciente de que nesta vida não há apenas o seu modo de fazer as coisas. Cada ser humano é único e tem maneiras diferentes de resolver questões da vida do próprio jeito. Essa faz parte da individualidade de cada ser humano. Além disso não há um único jeito de fazer as coisas, mas inúmeras formas de educar, de arrumar a casa, de preparar a comida, lavar as roupas...Também há gostos e gostos. Preferências. O gosto da sua nora ou genro pode não ser o seu. Ela ou ele são indivíduos com particularidades, características próprias. Não queira imprimir o seu jeito de fazer as coisas na vida deles.

SEJA HUMILDE:  Toda sogra deve ser humilde o suficiente para aceitar que ela não é melhor nem pior do que a nora ou o genro: é simplesmente diferente!

NÃO INTERFIRA NA VIDA DO CASAL: Mesmo que talvez que em algum momento você ache que tenha a razão vezes,ou até conhecimento a respeito da alguma coisa, procure não dar palpites. Deixe que a nora e o filho aprendam com a experiência. Falando vulgarmente " não se meta onde não foi chamada". Você pode até ajudar, mas o faça somente se for solicitada ou se tiver a certeza de agradará seu filho ou filha e nora ou genro. Até pra ajudar tem que tomar cuidado para não ser invasiva.

NÃO USE DE ALGUMA AJUDA QUE TENHA PRESTADO PARA FAZÊ-LOS REFÉM DE SEUS CAPRICHOS:

Não se aproveite do fato de ter prestado algum favor ao seu filho (a) para mantê-lo sobre a sua égide. Não use disso como uma forma de tê-lo(a) em suas mãos e chantageá-los ou forçá-lo a fazer o que você deseja. Quando fizer algo por ele (a) faça-o de coração, não como "arma de troca".

SE ENVOLVA O MENOS POSSÍVEL COM PROBLEMAS DO CASAMENTO DO SEU FILHO (A): Se seu filho(a) for reclamar do seu genro ou nora, não jogue lenha na fogueira. Seja sábia. Não contribua para o fracasso do casamento do seu filho. Queira se envolver o menos possível. Incentive seu filho (a) a resolver as questões pendentes que tenha com o marido/esposa com o marido/esposa.Encoraje seu filho ou filha a priorizar, a não contender com o cônjuge. Ao contrário de tudo isso: encoraje-o (a) a amá-lo e a não contrariá-lo. 


NÃO FALE MAL DA SUA NORA OU GENRO PARA SEUS NETOS: Isso é de uma maldade e insensatez terrível. É envenenar o filho contra a própria mãe ou pai. É de uma perversidade e egoísmo sem precedentes esse tipo de atitude. Seus netos não podem ser contaminados com isso. Você pode até não gostar da sua nora ou genro, ele ou ela podem ter feito algo que você desaprova, podem ter errado, mas ainda sim você tem que respeitá-los e saber que são os pais dos seus netos e portanto, não descreditá-los perante os netos. Você está sendo egoísta, pensando apenas no seu próprio sentimento e esquecendo que com uma atitude desse naipe, o mal maior está fazendo aos seus netos. Eles não têm nada a ver com os seus desafetos ou insatisfações. Cuidado com isso!

VÁ POUCO A CASA DA SUA NORA: Não pise demais na casa da sua nora. Ela tem a vida dela e quer privacidade. Só vá se for convidada. E se seu filho ou filha lhe convidar para ir, por via das dúvidas, pergunte a ele/a: Filho (a) a sua esposa/ marido está sabendo desse convite, está de acordo? Essa é uma atitude de prudência. Porque a casa não é só de um, é dos dois. E se ambos não estiverem em acordo em recebê-la por algum motivo, de certo não será bem recebido. Imagina só se seu filho, por exemplo, a convidar para ir a casa deles e a sua nora estiver um trabalho de faculdade importante para fazer naquele dia, ou estiver demasiadamente cansada e indisposta para receber quem quer que seja naquele dia???

NÃO TELEFONE COM FREQUÊNCIA, NÃO FIQUE TRAZENDO PROBLEMAS SEUS OU DA PARENTELA PARA SEU FILHO (a):


Ser aquele tipo de sogra que volta e meia liga pro filho, realmente é muito desagradável. Sua nora ou seu genro se incomodarão com sua constante "presença", ainda que de longe. Deixe seu filho (a) respirar. Não fique na cola o tempo todo. Entenda que agora seu filho (a) tem como prioridade a família que construiu. Então é necessário que não conte sempre com a ajuda dele (a) pra resolver todos os seus problemas. Se estava acostumada com ele (a) resolvendo tudo o quase tudo pra você, desacostume. Agora a realidade é outra. Não o envolva em problemas de outros familiares também. Não traga assuntos desnecessários para ele (a). 


Enfim, de modo geral,  a sogra pra ser agradável e até amada, deve ser uma pessoa na dela, bem resolvida consigo. Se você não é uma sogra agradável, procure mudar isso. Saiba que quanto mais você for "a megera, a intrometida, a problemática, a dramática; quanto mais se achar a dona da verdade, mais afastará sua nora e por tabela, seus filho(a) e netos de você. Use a cabeça, a sensatez. Tente imitar cada vez mais a Cristo. É possível construir bom relacionamento com a nora ou genro, desde que você faça por onde também.

Se alguma você que é sogra legal, e tem dicas de como viver bem com sua nora ou genro, deixe sua sugestão. Ou se você também que é nora ou genro tem alguma dica para as sogras escreva também. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário