quinta-feira, 5 de março de 2015

AMOR DE MÃE NÃO É PERFEITO



Talvez um monte de gente já vá esbravejar e disser: " Que absurdo, amor de mãe é perfeito sim"! Mas a verdade é que não é. Quebrar o mito de que amor de mãe é sagrado, que não pode contrariar,etc...é necessário. Muitas mães, por conta desse mito, sabendo dessa sacralização, se sentem com o poder para fazer o que quiserem e o que não quiserem com o filhos... 

Cuidado para não endeuzar também a sua mãe! Ninguém é perfeito, nem a mãe. Eu sou mãe e falo isso sem qualquer medo. Amo muitíssimo os meus filhos,no entanto, reconheço que não sou perfeita. Erro e muito. Às vezes sou chata demais, protetora demais, incompreensiva, truculenta, inconveniente...Sou humana e o fato de ser mãe não me coloca numa posição de perfeição ou inquestionabilidade. De maneira alguma.

"Não posso desagradar minha mãe, não posso discordar dela, não posso alertá-la sobre algum erro que esteja nitidamente explícito e ela insiste em fazê-lo, não posso colocar limite a ela, caso entre nos domínios da minha conjugalidade"? Claro que posso. Ela não está isenta de cometer erros. É preciso tomar cuidado para não colocar a mãe como um ser acima de todos, como se tudo que ela falasse ou fizesse fosse a verdade. Isso pode se tornar uma idolatria afetiva.

Nós precisamos ser homens e mulheres maduros  e nos conscientizar disso. Tem mãe que faz drama para ter o filho por perto, usa de um favor que o filho lhe pediu como meio para tê-lo em suas mãos, manipulá-lo, torná-lo escravo de suas vontades; mães que fazem chantagens emocionais, se fingem de doente, arrumam dores que não existem para usar de favores do filho, enfim... uma série de mães, que usam de estratégias mais tolas às mais perversas.

Então filho/filha, você principalmente que é CASADO/A, esteja atento a possíveis manipulações ou opiniões de sua mãe no seu casamento. A boa mãe, na verdade, que é saudável emocionalmente, saberá o seu lugar, saberá seus limites, saberá respeitar a vida íntima do filho, saberá que há domínios nos quais ela não deve entrar, dos quais não lhe dizem respeito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário