quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

COMPLEXO DE INFERIORIDADE

 
Você pode ser, sim, alguém que olha para si mesmo abaixo do que convém, ou seja, que tenha complexo de inferioridade. Mas pode também ser que você seja assim mesmo como é, precisando apenas amadurecer, e ficar mais seguro de si. Se você é alguém que vê a si mesmo abaixo do que convém, então, sua cura está em ver-se na Graça de Deus como uma história de amor, e que está longe de estar acabada, e cuja finalidade-destino é ser um andarilho no chão deste Planeta Caído a fim de conhecer a Deus no tempo, e em meio às ambiguidades da vida na terra. Então, sem medo, ponha a cara para fora...tudo é trabalho de Deus dentro...é dentro onde Ele está esculpindo a maravilha. 

Portanto, um problema a menos para quem eventualmente luta com o sentimento de baixa estima é eliminar “álibis”, tipo: Sou adotado; ou: Papai era um bêbado; ou: Cresci sem atenção; ou ainda: Mamãe era uma mulher sem afeto—Parar com isto é fundamental para que olhemos a nós mesmos sem “peninha”.

Quase todo individuo que sofre de baixa auto-estima anda de mãos dadas com uma horrível auto-piedade. Aqui a coia fica grave. A pessoa tem pena de si mesmo, e, por isso, acha-se cada vez menor, e, portanto, mais digno de penas, e, assim, cada vez menor, e, dessa forma, cada vez mais digno de pena.... 

A cura para a baixa auto-estima é a construção de senso de responsabilidade pessoal. Uma pessoa que possui senso de responsabilidade pessoal não sofre nunca de baixa auto-estima. É preciso se estimar em alguma coisa para assumir responsabilidade.


O excesso de responsabilidade pode levar à neurose, mas sem um senso sadio de responsabilidade ninguém é curado da baixa auto-estima. Um ser responsável não aceita desculpas que justifiquem sua falta de coragem para viver e enfrentar as coisas. É na coragem o lugar onde o ser mergulha, depois que assumiu senso de responsabilidade. Coragem para olhar para frente e dizer: serei corajoso porque minha existência na terra é uma missão para a Glória de Deus, e para o forjamento de um ser em mim, e que é segundo Cristo, e que se renova na imagem de Deus. Este é você! Abrace-se e caminhe! Nele, que nos fez Seus Filhos.

Caio Fábio (com algumas adaptações )

Nenhum comentário:

Postar um comentário