sexta-feira, 15 de novembro de 2013

PARA REFLEXÃO: Algemas da mente – Tempos Modernos


Hoje logo cedo li este texto do Flávio Siqueira e compartilho com os que vem ao blog em busca de uma boa palavra. Disponível em  http://flaviosiqueira.com/2013/11/15/algemas-da-mente-tempos-modernos/



Hoje é feriado, sua rotina provavelmente está diferente, os ânimos mais calmos, os pensamentos são outros e, pelo menos nos próximos dias, a tendência é que não estejam tão fixados nas metas do trabalho, das contas, dos horários, das agendas. Descansamos, aproveitamos as pessoas, o tempo, e lá no fundo desejamos que a vida fosse sempre assim.
Por que não é? Fomos preparados para fazer parte de uma engrenagem, como o Chaplin em “Tempos Modernos”, peças de uma máquina voraz, que impõe comportamento, formata impressões, determina nosso olhar e trabalha para que deixemos de ser, de pensar, de refletir, questionar, duvidar, desenvolver nossas habilidades, nossa criatividade, nossa capacidade de amar e nos transformemos em parte da massa, homogênea, manipulável, resignada. 

filme-tempos-modernos-
Então você vive, aceita as regras, segue o jogo, afinal, não pode mudar as coisas sozinho, certo? Adequa-se ao que não é, incorpora o que não quer, fragmenta-se até o ponto de não suportar mais o silêncio, até quando pensar em “aquietar-se” pareça algo tão difícil, quase uma meta utópica, fora da realidade, como as vezes me acusam, diante da quantidade incessante de ruídos interiores, da babel de vozes de comando que se instalaram em você.

São poucos os que nessa loucura da internet, nesse desfile de bobagenzinhas, de cliks, de fotos, de frases montadinhas, param para ler um texto com mais de três parágrafos. Menos ainda os que dedicam pouco mais de onze minutos para refletir em um vídeo, para enxergar-se, questionar-se e, quem sabe, iluminar um cotidiano tão sequestrado, disponibilizando-se a livrar a mente de algemas tão sutis, mas tão apertadas.

Se você é um desses, se chegou até aqui, se não pulou para a próxima foto ou corrente do FaceBook, parabéns, sinto que tem algo novo para começar aí dentro. Continue e veja o que é. Grande beijo, aproveite o fim de semana e cresçamos juntos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário