segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A NATURALIDADE DA FÉ




A fé é algo natural, por sua vez os milagres também são naturais. Não precisam estar vinculados a uma cerimônia, a um show, a uma decoração em volta. Não, não precisa disso. Não precisa de legitimação do padre, do pastor, da ciência, do guru, ou seja de quem for, porque  fé simplesmente é. Ela acontece dentro da gente.
Há ou não há em nós a certeza de algo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Se há é fé. Lembra da mulher hemorrágica citada na Bíblia? Vamos à passagem: Uma mulher, que há uns doze anos sofria de uma hemorragia e gastara com médicos tudo o que possuía, sem conseguir ser curada por ninguém, achegou-se por trás e lhe tocou a borda do manto. No mesmo instante, a hemorragia cessou. Jesus disse: “Quem foi que me tocou?” Como todos negassem, Pedro disse: “Mestre, a multidão te cerca e te aperta”. Jesus, porém, disse: “Alguém me tocou! Senti que saiu de mim uma força”. Vendo que tinha sido descoberta, a mulher aproximou-se trêmula; prostrada diante de Jesus, ela contou na presença de todo o povo o motivo por que o tinha tocado e como logo tinha ficado curada. Jesus lhe disse: “Filha, a tua fé te curou. Vai em paz”!
A fé daquela mulher estava em JESUS. Partia do coração dela em direção a CRISTO. Outro exemplo, o do Centurião de Cafarnaum. "Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, chegou-se a ele um centurião e rogou-lhe: Senhor, o meu criado  em casa paralítico, padecendo horrivelmente. Disse-lhe: eu irei curá-lo. Mas o centurião respondeu: Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa; mas dize somente uma palavra e o meu criado há de sarar. Porque também eu sou homem sujeito à autoridade e tenho soldados às minhas ordens, e digo a um: vai ali, e ele vai; a outro: vem cá, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz. Jesus ouvindo isto admirou-se e disse aos que o acompanhavam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé. E digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente, e hão de sentar-se com Abraão, Isaac e Jacó no Reino dos Céus; mas os filhos deste reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. Então disse Jesus ao centurião: Vai-te, e como creste, assim te seja feito. E naquela mesma hora sarou o criado. Que fé a do centurião! Fé que partia do seu coração em direção a Cristo. Ele sabia quem Ele era. Sabia que não precisava de formalidades, de alaridos, de performance alguma para que Jesus curasse o seu servo e quem nem mesmo necessitada Dele entrar em sua casa. E assim Jesus operou o milagre.
Compreenda que  um coração repleto de esperança pode bem mais do que se possa imaginar. Isso é fé. Fé que nos salva da credulidade que lamentavelmente muitos projetam em objetos, lugares, pessoas ou rituais. A fé, o milagre mora em cada um de nós. Fé não está em nada além de você. Ela mora aí dentro da sua alma, naturalmente, como a daquela mulher hemorrágica, como a daquele centurião. A fé em Cristo não precisa de terceiros, gente ou coisas, para torná-la legítima, real. Não precisa de atravessadores. É você indo diretamente em direção a Cristo. Simples assim.
Não corra atrás de milagres. Eles não estão do lado de fora. Eles existem sim, mas não estão lá, eles vivem aí, sempre, naturalmente, sem estardalhaços, sem shows, sem apoteose. Não deve ser, portanto, instrumento para oportunistas, exploradores, comerciantes da fé, que se aproveitam para manipulá-los, para trazê-los sobre controle, para ganhar dinheiro.  Quem usa a fé dos outros para estes fins, como moeda de troca, é um infeliz mercenário. É mais um vendilhão como aqueles a quem Jesus expulsou do templo. Os "promotores de milagres" são gente que se beneficiava da fé alheia, conduzindo-a, comercializando aquilo que não lhes pertence. Fuja deles. O milagre é natural, mora dentro da gente e acontece sempre que um olho que não via passa a ver, um coração empedrado passa a amar, uma mente fechada se abre em consciência. Esses são os maiores milagres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário