segunda-feira, 27 de maio de 2013

ACONSELHAMENTO CONJUGAL COM O "DIABO"...



Muitos de nós em meio a crises conjugais, acabamos por procurar conselheiros em busca de uma palavra, de um direcionamento. Muitos recorrem aos líderes cristãos, pastores ou pastoras, etc; para tal. Porém, Infelizmente, ALGUNS deles (NEM TODOS, É CLARO) estão tratando com certa leviandade um assunto de tamanho delicadeza e importância que é o casamento, apontando vias de acesso rápido, atalhos que normalmente não levam a um bom destino.

Trago aqui este alerta pois há algum tempo venho recebendo vários emails de pessoas passando por crises no casamento, de ordens diversas: adultérios, falta de amor, incompatibilidade de gênios, problemas financeiros, etc. Pessoas sensibilizadas, feridas... e por assim estarem, acabam buscando ajuda dessas pessoas. Em algumas mensagens pessoas me relataram que o conselho era para desistir do casamento, para procurar outro homem ou outra mulher. Ouvir isso de pessoas que não compreendem a significância de um matrimônio é até compreensível, de se esperar, embora haja mais gente sensata e equilibrada fora dos meio religioso cristão. Mas daí a ouvir orientações como estas daqueles que supostamente deveriam ter suas mentes renovadas pelo Evangelho é sem dúvida um tanto quanto assustador. "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2

Daí pergunto: Podemos chamar esse tipo de orientação de saudável? Será um conselho sensato, não precipitado? Não estarão estes conselheiros tratando os relacionamentos conjugais e/ou sentimentos humanos com banalidade? Conselhos que se baseiam na busca de soluções fastfoods, em busca do prazer, em atalhos, ao invés de conselhos que conduzam o aconselhado à busca da face de Deus, a agir com prudência, sem pressa...me soam no mínimo estranhos...Frases como: O QUE IMPORTA É SER FELIZ!; NÃO TEM NADA A VER!; VÁ APROVEITAR A VIDA!; QUE MAL TEM? "SAI DESSA, AFINAL ELE (A) NÃO TE AMA!", "ARRUME OUTRO(A) PRA ACABAR COM ESSA TRISTEZA "..dentre outras, tem sido ouvidas por quem busca aconselhamento para os seus dramas matrimoniais com alguns conselheiros/líderes cristãos.

Vejamos bem: não estamos tratando de escolher em qual açougue comprar carne, ou quem loja comprar uma roupa, ou qual sapato usar para uma determinada ocasião. Estamos tratando de casamento, de sentimentos humanos, de questões de ordem mais complexa. Frases como: "VÁ APROVEITAR A SUA VIDA!; QUE MAL TEM? "SAI DESSA, AFINAL ELE(A) NÃO TE AMA!", "ARRUME OUTRO(A) PRA ACABAR COM ESSA TRISTEZA " são indicações precipitadas quando se está em jogo uma união conjugal.

E aí eu pergunto: Será que não vale à pena pelo menos tentar lutar pelo casamento, para salvá-lo, para que o mesmo possa ser restaurado? Será que vale à pena correr para os braços de outra pessoa, a fim de tampar o sol com a peneira? Aonde está o amor pelo cônjuge? Aonde está a importância do que viveram juntos? 

Você pode ter certeza, que o caminho mais fácil de cara é desistir, é colocar alguém no lugar do seu cônjuge na busca de sanar uma carência ou um sentimento de rejeição; é ainda buscar seus próprios interesses em detrimento dos interesses de Deus, é querer ser "feliz" sem levar em conta o propósito de Deus, sem no mínimo tentar, no tange pelo menos a sua parte, reconstruir o que desmoronou. Não nos enganemos com "soluções" fáceis, imediatistas. Temos liberdade para escolhas,mas que não façamos dela oportunidade para saciar nossa carne (entenda raiva, mágoa, prazer, vingança, etc... )."Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor." Gálatas 5:13.
  
As pessoas que vão em busca de conselhos nesta área normalmente se  encontram num momento de extrema fragilidade, até mesmo de desespero. Sendo assim se abrem, expõem a sua intimidade, as suas dores e lamentavelmente, muitos destes conselheiros com intuito de pôr panos quentes na situação, na busca de arrumar uma "solução rápida", e não terem muito trabalho ou trabalho algum, aconselham um remendo. Essa situação toda deixa aos que buscam o conselho, debilitados, e os tornam marionetes em suas mãos, verdadeiros brinquedos na mão de gente que lida com assuntos tão sérios de maneira fastfood. Em suma, dão conselhos que o próprio diabo daria, sem saber que estão gerando estragos muitas vezes irreversíveis na família, na vida do casal envolvido.

Já ouvi história, por exemplo, de uma mulher cujo marido a havia  traído numa viagem e então muito magoada e decepcionada foi buscar conselhos com a esposa do pastor da igreja que frequentava. Ela estava tão desorientada que tudo que a conselheira dizia a ela ela vazia, nem sequer ponderava, analisava... Considerava tudo que  a esposa do pastor falava como lei. Um dia a tal conselheira apresentou a ela um rapaz da própria igreja e falou para que ela o namorasse, que ele era amigo da família, que ela ia gostar, que ela era bonita e que não podia ficar só, que o remédio que ela precisava era outro homem na vida. A mulher até disse que não queria se envolver com ninguém, que estava ferida, etc...Mas a insistência da esposa do pastor foi tanta que ela acabou cedendo e começou a namorar o tal rapaz. Passado algum tempo ela se arrependeu, terminou com o rapaz, cortou contato com a esposa do pastor e vínculos com a igreja da mesma. Ela ainda amava o marido e percebeu que não era se envolvendo com outra pessoa que iria resolver o seu problema. 

Começou então a orar na sua própria casa, no seu quarto em secreto. Ela conscientizou-se que precisava antes de qualquer coisa, precisava se curar primeiro e voltar-se para DEUS. Precisa curar suas emoções. O marido dela, inclusive, se arrependeu do pecado que cometera, pediu a ela perdeu e lutou para que o casamento fosse reconstruído. E ela o aceitou de volta. Reconheceu que também tinha errado muito com seu marido. Hoje estão juntos novamente  e muito melhor do que antes da infidelidade... Ela inclusive relatou que ficou com o tal rapaz amigo da esposa do pastor, só por conta da mágoa e da pressão que sofreu para ficar com ele, mas não o amava...Ela amava o marido.

Portanto, faz algum sentido aconselhar um cônjuge a correr para os braços de outra pessoa, sem sequer antes buscar a reconciliação? De jeito nenhum. Problemas complexos não se resolvem de uma hora pra outra. Não é porque um cônjuge pisou na bola que agora se irá pagar com a mesma moeda  e num curto intervalo de tempo já ir se  jogando nos braços de outra pessoa. Isso não irá trazer solução e pode causar mais dores ainda...

Por isso digo a você Prudência! Aquele que é perfeito, bom e santo, só ELE sabe o melhor pra sua vida! Só e tão somente Ele! Ele tem pensamentos mais elevados do que qualquer um de nós. Ele tem pensamentos de paz e não de mal ao nosso respeito, para nos levar a um fim proveitoso!. Maldito homem que confia no homem e põe nele a sua fé. Acredite em Deus. Busque-O, passe pelo crivo da Palavra do Altíssimo  todo e qualquer conselho. Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes (apoiar, fundamentar-se) no teu próprio entendimento. (OU NO DE OUTRAS PESSOAS) Provérbios 3:5. E lembre-se: o caminho melhor e mais elevado é o caminho do perdão, é o caminho mais difícil e apertado. As coisas de Deus não são como as coisas deste mundo. Deus é sobremodo elevado. O caminho que passa pela nobreza de atitudes, da abnegação, da oração, da paciência... O caminho largo e fácil não costuma levar a destinos de paz. Não vá por atalhos, não coloque panos quentes. Não queira  dar soluções fáceis e rápidas para problemas difíceis. Isso é ilusão. Na era dos fastfoods, do "é pra ontem", perdeu-se a preciosa paciência. Talvez a solução do seu casamento seja apenas uma questão de tempo. Então PACIÊNCIA. Não queira soluções mágicas, fáceis e rápidas. Pra corrigir o que está errado, na maioria das vezes leva tempo e, portanto, requer PACIÊNCIA.


Pague o preço pelo seu lar, pelo seu casamento. Se as vias forem fáceis demais, suspeitem sempre! A estrada de tijolos amarelos, pode até parecer mais atrativa a princípio, mas e o seu fim? Qual será?"Entrai pela porta estreita, porta grande e larga é a estrada que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. Estreito é a porta e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos encontram." (Mateus 7, 13.14)





Esteja disposto a se comprometer sobretudo com Cristo, e passe pela estrada de espinhos que de certo o levará a um desfecho muito melhor...Tenha paciência, espere, não se desespere. O desespero pode cegar os seus olhos e ensurdecer os seus ouvidos à voz de Deus. Semeie para a restauração do seu lar. Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Salmos 126:5 E saiba que: Há sempre duas maneiras de solucionar um problema: a primeira será “fácil”: improvisada, rápida, cômoda, sem sacrifícios e, muitas vezes, imoral. A segunda será “difícil”: demorada, planejada, árdua e dispendiosa. A segunda maneira de se resolver um problema será eficaz e duradoura; a primeira, inócua e falsa. (Prof. Felipe de Aquino, Canção Nova) 


Casamento é coisa séria e deve ser tratado com a devida seriedade pelos conselheiros. Casamento não é como a escolha de uma roupa para uma festa ou uma questão de múltipla escolha de vestibular...não é mesmo. As consequências da trilha errada a seguir, podem ser desastrosas!  Muitos conselheiros  na ânsia de "resolver" os problemas do aconselhado de maneira rápida,  propõe soluções imediatistas, atropelando o tempo, a moral, os costumes, a fé e até o próprio Deus. Depois o aconselhado, lá na frente se dá conta de que correu em vão, na estrada errada.

Sendo assim, caro leitor, tenha a convicção de caminhar nessa vida, inclusive na solução de  seus problemas conjugais, na perspectiva de negar a si mesmo, perder o seu ego, seu orgulho e se encontrar em Cristo. Ele é o caminho melhor! Aliás, o ÚNICO. As coisas de Deus podem parecer loucura para os homens, para a mente carnal, mas são as melhores escolhas, produzem paz... Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2:14

É preciso, pois, levar em conta a seriedade das consequências advindas dos aconselhamentos errados.  Certos conselhos podem retardar ou minar por completo as chances de reconstrução de um casamento.Muitos casamentos ainda tem jeito. Muitos cônjuges ainda se amam, mas estão profundamente magoadas. Não se apresse. Certos conselhos podem separar os casais ao invés de reaproximá-los. REFLITA SOBRE ISSO!



QUE O DEUS DE AMOR E PAZ O CONDUZA NO CAMINHO ESTREITO, 

QUE É O SEU PRÓPRIO FILHO!

Um comentário:

  1. Olá pessoal, este Curso que disponibilizo neste link http://hotmart.net.br/show.html?a=V2356610A tem o objetivo de orientar e aconselhar os casais que estão passando por crises de relacionamento, principalmente aquelas geradas por brigas e discussões indesejadas e na maioria das vezes sem sentido. Este curso também é para todos aqueles que trabalham com aconselhamento para casais e ainda para os que por algum motivo desejam aprofundar este tema.
    Obs.: Curso em formato Power-Point, ideal para ser usado em palestras nos encontros de casais, curso de noivos, terapia de casal e outras atividades que envolvam a família, seja no campo religioso ou não.
    Um abraço fraterno e bons estudos.

    ResponderExcluir