segunda-feira, 1 de abril de 2013

O PERDÃO AO ADULTÉRIO DE DAVI



Davi foi um homem sensacional. Foi rei de Israel, poeta, músico...dentre outras 
atribuições e habilidades. 
É dele a autoria do belíssimo livro de SALMOS. 

Mas Davi cometeu o pecado do adultério:
3 ... É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o hitita".2 Samuel 11: 3 b
4 Davi mandou que a trouxessem e se deitou com ela...2 Samuel 11: 4 a


E às vezes muita gente pode estar se perguntando: 
como um homem que escreveu o brilhante livro de Salmos, pôde cometer um assassinato e adultério. Mas esse é Davi, que de acordo com
 a Bíblia é chamado HOMEM SEGUNDO
 O CORAÇÃO DE DEUS. I Sm 13:14; At 13:22 
O que prova mais uma vez que o reino de DEUS não é mesmo 
deste mundo e foge às razões ou compreensões humanas. 
Vai de fato, muito além do nosso limitado entendimento.

Ainda muitos podem dizer: "Não há esperança para uma pessoa que 
procede assim! Deus não usará mais esta pessoa!” 
Mas Deus age bem diferente de nós. Ele quer o nosso arrependimento! Deus sempre vai muito além! Ele não fixa os olhos no pecado. 
Ele  vê o coração do homem. E Deus viu o coração de Davi:  
UM CORAÇÃO QUEBRANTADO E ARREPENDIDO. 
É só lermos o capítulo 51:1-19 do livro de Salmos que 
veremos claramente o quão Davi se arrependera de seus pecados. 
Ele é o Salmo de Davi para o músico-mor, quando o
 profeta Natã veio a ele, depois dele ter possuído a 
Bate-Seba, mulher de Urias.






Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão 
apaga as minhas transgressões.
Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado.
Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, 
e o meu pecado sempre me persegue.
Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença
 e tens razão em condenar-me.
Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.
Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria.
Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei.
Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria; e os ossos que esmagaste exultarão.
Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades.
Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.
Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito.
Devolve-me a alegria da tua salvação
e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.
Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, 
para que os pecadores se voltem para ti.
Livra-me da culpa dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação! 
E a minha língua aclamará à tua justiça.
Ó Senhor, dá palavras aos meus lábios,
e a minha boca anunciará o teu louvor.
Não te deleitas em sacrifícios nem te agradas em holocaustos,
se não eu os traria.
Os sacrifícios que agradam a Deus são 
um espírito quebrantado; um coração quebrantado 
e contrito, ó Deus, não desprezarás.
Por tua boa vontade faze Sião prosperar; ergue os muros de Jerusalém.
Então te agradarás dos sacrifícios sinceros, das ofertas queimadas 
e dos holocaustos; e novilhos serão oferecidos sobre o teu altar.


Davi no salmo 51, reconhece a sua condição pecaminosa. 
Admite sua culpa, seu pecado. Interessante salientar ainda que
 mais tarde, Salomão, o filho de Davi e Bate-Seba – 
provavelmente inspirado na história de seu pai – escreveu 
em  Provérbios 28. 13 “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; 
mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia”.
Davi confessou seu pecado e achou graça diante de Deus.
Deus o perdoou  e não o abandonou. Ainda, Deus o restaurou e o usou poderosamente. 
O nome de Davi é lembrado e honrado até hoje porque de sua descendência
 nasceu Jesus, também chamado “O Filho de Davi”.
 O Senhor deu a Davi uma segunda chance! 

Portanto, SE VOCÊ TRAIU O SEU CÔNJUGE, NÃO PENSE QUE É O FIM.
 Ainda há esperança pra você!
ARREPENDA-SE  e mude a sua história. 
Peça perdão a Deus e ao seu cônjuge. 
Deus lhe perdoará com certeza se estiver realmente arrependido. 
Isto não resta dúvidas. 

Pois a COMPAIXÃO E MISERICÓRDIA DE DEUS ULTRAPASSAM
 O TAMANHO DE QUALQUER PECADO! 
E ELE  PERDOA TODOS OS PECADOS 
E OS LANÇA NAS PROFUNDEZAS DO MAR! Miquéias 7:18-19  
Quanto ao perdão de Deus, você pode ter certeza que terá. 
Reforço: Basta arrepender-se!

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e 
buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, 
então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, 
e sararei a sua terra.  2 Crônicas 7:14

No entanto, o pecado traz consigo consequências, das mais variadas. 
Davi, por exemplo, perdeu um filho e sofreu muitíssimo com isso.
Dessa forma, não posso lhe dar a garantia de que 
seu cônjuge vá lhe perdoar ou mesmo reatar 
com você. Mas tudo é possível de acontecer! 
Embora o que Deus ordena em Sua Palavra 
é que perdoemos a quem nos ofendeu: 

E o senhor, encolerizado, entregou-o aos algozes, 
até que pagasse toda a sua dívida. 
Assim vos tratará meu Pai celeste, se cada um de vós
 não perdoar a seu irmão, 
de todo seu coração.  Mateus 18:34-35

Você quererá ser entregue a algozes?

E Deus ainda manda perdoar não poucas vezes, porém muitas:


Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: 
"Senhor, quantas vezes deverei perdoar
 a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?" 
Jesus respondeu: "Eu digo a você: Não até sete, 
mas até setenta vezes sete. Mateus 18:21-22


Se o seu cônjuge não lhe perdoar, quem perde na verdade é ele, 
pois quem não perdoa não agrada a Deus. 
Agora, uma coisa é o seu cônjuge te  perdoar, 
e outra é não querer reatar com você.  
É um direito que ele tem. Uma escolha.  
Ele poderá optar pelo divórcio. 
Entretanto, sabemos que Deus também odeia o divórcio
 e só o permitiu por causa da dureza do 
coração das pessoas. 

"Eu odeio o divórcio;  eu odeio o homem que faz uma 
coisa tão cruel assim.  Malaquias 2:16 a

Sendo assim eu creio plenamente que Deus deseja
 a RESTAURAÇÃO DO CASAMENTO
Se você foi o cônjuge ofendido e o seu companheiro 
ou companheira ofensor/a
 se arrepender do pecado,
 sugiro que lhe dê uma nova chance, 
como Deus fez com Davi. PERDOE! 


Eu creio na restauração da família. E você? 
Portanto, aconselho a todos
 que além de perdoarem o adúltero arrependido, 
que caminhem rumo à construção 
de uma nova história! 
Deus pode fazer milagres no seu casamento!

 Creia: há esperança após o adultério!

Nenhum comentário:

Postar um comentário