Observe estes versículos abaixo. Todos eles focam no DEVER de marido e esposa OU estão no imperativo (vivei, tratai-a, pague....) sendo assim Deus está sendo incisivo.
- “O marido pague a sua mulher o que lhe deve, e da mesma maneira a mulher ao marido”.
(1 Coríntios 7.3)
- "... a (mulher) que se casou, porém, se preocupa com as coisas do mundo, de como agradar ao marido”. (1 Coríntios 7.32b-34)
- “Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações”. (1 Pedro 3.7)
É claro que todo cônjuge támbém tem direitos dentro da relação conjugal, no entanto, o foco deveria ser os deveres e não os direitos. Porque assim estamos focando no outro e não em nós mesmos. E o que precisamos é viver em função de nosso cônjuge, não em função de nós mesmos. O problema de muitas pessoas é que elas entram no matrimônio atrás de um nível de realização que desejam mais para si mesmos do que para o companheiro (a).
Gary Chapman, um autor que já citei aqui antes e que foi um exímio estudioso e observador do comportamento conjugal, afirmou : “Se me pedissem para dar uma chave que abre um casamento feliz esta seria a atitude de serviço mútuo. Praticar o serviço.”Portanto, SIRVA O SEU CÔNJUGE! Isso é prova de amor! Se empenhe em agradá-lo!
Olhe esse versículo lá do Antigo Testamento que demonstra a preocupação de Deus com a dedicação matrimonial: “Homem recém-casado não sairá à guerra, nem se lhe imporá qualquer encargo; por um ano ficará livre em casa e promoverá felicidade à mulher que tomou.” (Deuteronômio 24.5) E é claro a felicidade não deve ser só da mulher, mas do homem também. É o marido buscando a felicidade da esposa e esta buscando fazer a felicidade do seu marido.
Entenda que o maior dever de cada cônjuge é viver para amar, agradar, servir e promover a felicidade do outro.
Saiba que a pessoa amada tem necessidades diversificadas. Entre elas: ouvir palavras que declarem seu valor e sua importância (palavras de afirmação), e/ou receber inteira atenção, sem dividi-la (qualidade de tempo).
"Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que também ouve em Cristo Jesus," (Filipenses 2:4,5)
“Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.” (Mateus 7.12)
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS CASADOS A CUMPRIREM OS SEUS DEVERES
PARA COM OS SEUS CÔNJUGES!
Nenhum comentário:
Postar um comentário