quarta-feira, 5 de novembro de 2014

NÃO CONSIGO ME LIVRAR DESSA CULPA...



A culpa não é de todo ruim. Ela tem dois lados. A culpa é fundamental, é boa, é Graça divina, porque sem a culpa, não existe a chance  da auto-percepção. A culpa força a gente a se enxergar. Ela coloca a gente cara a cara com a gente mesmo e nos dá aquela sacudida como a dizer: " Veja, olhe a loucura que você fez, que você disse..." Então este aspecto é o lado bom da culpa.

Entretanto, depois que se SE ENXERGA, QUE SE VÊ, não deve permitir que o olhar da culpa se fixe em nós, pois isso passa a ser neurose, já não é mais Graça de Deus. A Graça usa a culpa até o momento que nós nos vemos, nos doemos, nos arrependemos e desejamos mudar. Passando disso, já se torna nocivo, um mecanismo religioso. O indivíduo começa a usar a culpa como religação interior, fazendo da culpa a justificadora de si mesmo. Fica alimentando, sentindo  a culpa, usando como punição, expurgação  para o pecado. É como se essa punição fosse uma forma de justificá-lo, de religá-lo a Deus... Em outras palavras é como o individuo dissesse a si mesmo: Eu fui tão mal pra fazer o que fiz, mas em compensação não sou tão mal, pois vivo me sentindo culpado pelo que fiz...E aí se instala a neurose, a angústia. Vira uma coisa crônica.

Essa auto-justificação pela culpa  não resolve as questões, mas ao contrário,  o indivíduo por deixá-la instalar,  gera consequências ruins, como o cinismo, uma frouxidão no caráter, fazendo a pessoa se acomodar a certas coisas, aceitar  tudo por conta da culpa. Ainda a culpa gera um cansaço que culminará numa explosão levando a pessoa a chutar o balde que a fará sentir-se culpada novamente, gerando um clico vicioso. É um abismo levando a outro abismo.

A culpa, portanto deve ser apenas um episódio de iluminação, um momento para trazer você à luz, para enxergar-se, gerar arrependimento e não um estado crônico instalado e corrosivo. Nunca resolvemos a culpa, ficando culpados para sempre, ou seja, alimentando a a mesma. Se pecou, reconheça sua culpa, arrependa-se, mude e pronto. Não alimente a culpa. Sinta o perdão de Deus, confie que se é perdoado na Graça de Deus, porque Deus estava em Cristo reconciliando todo o homem com Ele mesmo, tirando as nossas transgressões e rasgando todo escrito de dívida que era contra nós, pois está consumado, está pago. Então sinta-se livre, perdoado e siga em paz a sua vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário