Hoje trago um texto de Flávio Siqueira sobre AQUIETAR-SE. Sempre volto nesse assunto, pois percebo que o mais simples às vezes é o mais difícil de ser feito, pois muitas vezes queremos complicar as coisas e não simplificar. Por isso para muitos parece tão difícil de se aquietar, não é mesmo? Afinal, estamos no meio de um mundo onde tudo acontece freneticamente, onde às vezes temos a nítida sensação de que estamos ficando para trás, de que se aquietar, inclusive é parar no tempo, é se tornar diferente e estranho. E, portanto, o não entrar no ritmo que segue a nossa volta, no andar da carruagem que insiste soa meio alienígena. Mas a carruagem nem sempre vai para um bom destino e também a carruagem tem o seu próprio tempo e não percebemos que quer nos engessar ao seu molde, para que sigamos a sua engrenagem... mas é isso que Deus quer de nós? É que fiquemos ansiosos para fazer isto ou aquilo, para resolver esta ou aquela questão, é ganhar o mundo, é cair na cilada da produtividade desenfreada como máquina eficiente, como um ser mecanizado que já se moldou ao padrão do curso deste mundo, do tem que fazer,do tem que ser ativo,do tem que conquistar, do tem que agir????? Bem vamos ao texto:
Nossa mente quer mais, quer causas, motivos, dificuldades a serem superadas e que no fim fortaleçam nosso ego. A simplicidade não alimenta o ego, por isso ele se inquieta tanto e se recusa a optar pelo que não é complicado, pelo que não ira gerar algum tipo de gratificação egoica.
Sobre aquietar-se, apenas não leve seus pensamentos tão a sério, só perceba o fluxo natural que cuida de toda a vida, sim toda, incluindo seu corpo, a natureza, os bichos, o cosmos, tudo, só perceba. Para aquietar-se não é preciso se esforçar, mas apenas observar. Só observe. Ao invés de entrar na espiral de angústia que seus pensamentos produzem, observe-os. Perceba como suas maiores angustias não estão no agora, mas no passado ou no futuro, no medo, na ansiedade, na culpa. Atente para o elevado grau de autossabotagem, os padrões que se repetem, os labirintos que se impõe com sutileza, até que você enxerga.
Enxergar é projetar consciência sobre algo, é perceber, estar atenta e naturalmente se aquietar diante da angústia que só atrapalha, dos esforços que geralmente demandam contra, suas preocupações que são apenas pré-ocupações. Ocupe-se do momento, do agora, não antecipe nada. Não se impressione com as superficialidades, as cascas que parecem sólidas, mas são frágeis. Olhe com olhos de ver, ouça com com ouvidos de ouvir, só isso, nada mais. O caminho do aquietar-se é um caminho de volta à essência, de regresso, de reconexão com o que de fato somos. Aquiete-se diante do aquietar-se, que não seja um peso, uma cobrança, um gigantesco e intransponível desafio. Não. Aquiete-se, só isso, simples assim.
TEXTO DE FLÁVIO SIQUEIRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário